terça-feira, 27 de março de 2012

Aba! Pai!


Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! (Romanos 8,15) somos chamados a viver como filhos e herdeiros do Pai

Olhemos para o Evangelho de Lucas 15,11-32, e vamos refletir sobre o filho mais velho:

1-Não vive como filho, nem como herdeiro, recebeu sua parte da herança , não sabe usar os presentes, é 
um operario , esconde seus talentos sua herança, não se sente filho. (um grande o pecado).

2- Não vai embora como seu irmão, mas também não fica na casa com o pai, todos os dias vai para o campo, mas só volta pra casa ,não para o pai. Tem uma rotina, não tem tempo para o pai, não fica perto 
do pai.

3- Vivia com raiva, quando ouve a musica da festa do seu irmão,encolerizou-se diz a palavra, fica com raiva da alegria do seu pai e do seu irmão, se incomoda com o talento do outro, com bem do outro, vivia triste por que não havia encontrado o tesouro escondido.

4- Ele não tem pai, tem um legislador, um chefe, ele obedece todas as ordens, por isso acha que tem direito de julgar os outros, não tem misercordia com os outros, ele se acha melhor. Obedeço todas as tuas ordens, diz a palavra, um fariseu que não é como os outros homens.

5 – Se sente perfeito diante do pai, acusa o pai de ser injusto, ele diz ser mas perfeito do que o pai, eu faço tudo certo e você esta fazendo tudo errado acolhendo este teu filho. Muito triste! Reclama do pai, cobra do pai, por que ele é perfeito, por isso merece um premio, não quer amor do pai, quer um premio. (triste)

6 – Não quer entrar na festa, a conversão se dá quando entramos na festa do pai, o filho maior obedece as ordens do pai, mas não o desejo o coração do pai que o convida a entrar na festa,faz birra, tem ciumes,inveja, não quer os manjares do pai, não quer dançar, nem gosta de musica.

7 – Não quer fazer feliz seu pai. O pai estava meio feliz , faltava outra metade -  o outro filho. O pai sai e pede vem fazer seu pai intero feliz! Este teu filho, não considera seu irmão, é do pai não seu irmão, ele é pecador, eu sou bom faço tudo que o senhor manda. Este teu filho gastou tudo com o pecado, não vou entrar na festa dele. Mas a festa é do pai!

Nos identificamos com este filho mais velho. Temos muito dele e precisamos nestes ultimos dias da quaresma nos tornar filhos de DEUS, precisamos de uma efusão poderosa do Esprito Santo em nós, para entrar na grande festa do Pai. A páscoa do Filho muito amado.


Evangelizar pessoas e transformar vidas .
FRANCISCO APARECIDO IZIDORO                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário